Indice
Em dezembro de 2025, o apresentador Marcos Mion, que comanda o programa Caldeirão com Mion na TV Globo, esteve no Rio Grande do Norte para gravar o especial de verão da atração, exibido em janeiro de 2026.
Durante a visita, Mion percorreu diversos pontos turísticos do estado e viveu uma das experiências mais emblemáticas do nosso turismo: o tradicional passeio de buggy nas dunas de Genipabu, praia do litoral norte potiguar.
A produção contou com o apoio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) e do Sindicato dos Profissionais do Buggy do RN (Sindbuggy-RN), reforçando a importância do momento para o turismo potiguar.
Confira os principais destaques dessa visita especial!
O apresentador Marcos Mion destacou a relevância do passeio de buggy para o turismo de Natal e para a economia do estado. Atualmente, são mais de 700 veículos registrados em atividade pelo litoral norte e sul da capital, movimentando empregos diretos e indiretos.

O Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu possui mais de 1.001 hectares e impressiona pela grandiosidade do cenário, que lembra um verdadeiro deserto.
Não por acaso, o local foi escolhido para representar o deserto do Marrocos na novela O Clone, um dos maiores sucessos da teledramaturgia brasileira.
Durante a gravação, Mion conversou com bugueiros para conhecer suas histórias, rotinas e o que significa viver do turismo nas dunas.
Um dos momentos marcantes foi o encontro com Roberto Lira, o conhecido Bob Lira, precursor do passeio de buggy em Genipabu. Na conversa com o apresentador, ele relembrou como tudo começou:
“Comprei um Gurgel (modelo de carro) para passear com a minha família. Como também já atuava como guia de turismo na região, conhecia bem o local. Na época recebi um empresário de São Paulo e ofereci o passeio em Genipabu para ele no meu Gurgel. Como tinha que subir nas dunas, já tinha a prática de como cuidar dos pneus, no caso, tinha que baixá-los para conseguir subir nas dunas. O passeio foi um sucesso. Fiz o primeiro, depois o segundo e aí virou uma ‘bola de neve’”, relembra Lira.

Ele ainda lembra que só conseguiu comprar o seu primeiro veículo buggy anos depois, já que o dinheiro que ganhava na época não era suficiente.
Socorro Rocha, uma das poucas mulheres que dirigem buggy pelas dunas, falou sobre sua experiência: “Eu tenho certeza que eles tem orgulho de mim!”.
Já Jânio se interessou pelo passeio de buggy em Genipabu quando ainda era trilheiro de moto. “Antigamente, esse parque de dunas que hoje é uma área de preservação ambiental, era aberto. Naquela época eu fazia bastante trilha de moto, e aí vi os amigos fazendo o passeio, e aquilo me despertou uma curiosidade. Comprei meu primeiro buggy e comecei a fazer o passeio sem ainda ser credenciado. Hoje, graças a Deus, vivo disso daqui.”, comenta.
Roberto, outro piloto de buggy, também falou da sua experiência enquanto bugueiro. “Costumo dizer que a gente aqui trabalha com a realização de sonhos. O turista muitas vezes passa o ano todo juntando seu dinheiro para fazer o passeio aqui nas dunas, e ao chegar aqui, conseguimos realizá-lo.”.
Todos os bugueiros que atuam no parque são devidamente credenciados. Por se tratar de uma área de preservação ambiental, o acesso é controlado e não é permitida a atuação de profissionais irregulares.
Os veículos exibem número de permissão e credenciais visíveis. Além disso, os profissionais passam por um curso obrigatório oferecido pela Secretaria de Turismo (Setur), com duração de 10 meses, sendo cinco meses de aulas teóricas e cinco de prática.

Bob Lira atua como professor na formação, enquanto outros profissionais experientes também contribuem como fiscais, reforçando o compromisso com segurança e qualidade.

Mion comenta sobre a expressão que ficou famosa entre os potiguares, principalmente entre os frequentadores do passeio de buggy em Genipabu, e ficou famosa no Brasil inteiro.
E foi o próprio Roberto que teve a ideia de cunhar a frase durante um passeio nas dunas móveis há alguns anos.
“Quando comecei a fazer o passeio de buggy em Genipabu, levava os turistas para as dunas móveis. Como as dunas eram íngremes, o pessoal reclamava bastante dizendo que eu era doido, que as dunas eram muito grandes. E daí comecei a falar ‘com emoção ou sem emoção?’ para os turistas e até hoje é assim.”
No passeio “com emoção”, o trajeto inclui manobras mais radicais e maior velocidade. Já o “sem emoção” é mais tranquilo, ideal para quem prefere contemplar a paisagem com calma.
Pai de um filho com deficiência, Mion também abordou a questão da acessibilidade durante a visita. Ele questionou os bugueiros sobre a possibilidade de pessoas cadeirantes ou com outras necessidades especiais realizarem o passeio.
Socorro explicou que adapta seu veículo quando necessário e que os pontos de apoio oferecem estrutura para que todos possam aproveitar o roteiro, inclusive as lagoas.
Roberto compartilhou experiências com crianças do espectro autista e pessoas com deficiência visual, narrando todo o percurso para que pudessem vivenciar cada detalhe. “É gratificante poder proporcionar esse momento”, destacou.

E é claro que o apresentador não poderia deixar de fazer o passeio de buggy em Genipabu. Ao subir no buggy e perguntado pelo bugueiro Roberto, Mion prontamente respondeu que queria o passeio “sem emoção”.
No entanto, Roberto proporcionou à Mion a experiência completa e o levou às dunas com muita emoção, rendendo momentos hilários com o apresentador aparentemente assustado com a velocidade que o veículo seguia.
Nas dunas, Mion também relembrou cenas icônicas de O Clone. Em um momento descontraído, contou com a participação de Lúcio Mauro Filho, que na “cena” interpretou Lucas, originalmente personagem de Murilo Benício, enquanto Mion entrou no clima como Jade, eternizada por Giovanna Antonelli.

Ao final da visita, os bugueiros prepararam uma surpresa: escreveram o nome de Marcos Mion nas dunas com os próprios veículos.
Emocionado, o apresentador agradeceu o gesto e destacou a dedicação desses profissionais que ajudam a realizar sonhos e transformar a experiência dos turistas.

O passeio de buggy em Genipabu não é apenas uma atração turística: ele faz parte da identidade cultural do RN, e é um dos nossos patrimônios imateriais. Ao longo dos anos, tornou-se uma das experiências mais procuradas por visitantes de todas as regiões do Brasil.
A presença de uma personalidade nacional como Marcos Mion reforça ainda mais a visibilidade do destino e evidencia a força do turismo potiguar no cenário brasileiro, e projeta o estado e suas experiências para um público ainda maior.
Para conferir o programa completo, o vídeo está disponível na Globoplay.